Projeto 0072: Banco de Preços Referencial da Transmissão e Vida Útil Regulatória

Código ANEEL: PD-00068-0066/2023
Parecer do regulador: Em Execução
Título: Banco de Preços e Vida Útil
Prazo de execução: 36 meses

Objetivo: Banco de Preços = criar base da dados única utilizada por diversos agentes; avaliar quebras de preços estruturais trazidas pela pandemia do COVID-19; criar ferramenta com capacidade de reagir a fatores exógenos, evoluções tecnológicas e novos requisitos ambientais. Vida Útil Regulatória = determinar melhor momento para renovação de ativos; buscar modicidade tarifária; elaborar estudos comparando vida útil técnica e vida útil regulatória.

O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Banco de Preços = esta frente de trabalho irá diagnosticar potenciais desvios e propor melhorias no processo atual e/ou novas alternativas de formação de preços para o Sistema Elétrico Brasileiro em cinco etapas: mapeamento de interfaces, interferências e impactos do BPR; quantificar potenciais desvios, seus impactos e direcionar para soluções; identificar as causas dos potenciais desvios nas métricas técnicas de formação de preços; desenvolver métricas técnicas para solucionar os potenciais desvios identificados; desenvolvimento de ferramenta analítica e interativa aderente à nova solução. Vida Útil = Elaboração teórica: estudo regulatório, estudo comparativo da literatura, e desenvolvimento de metodologia para determinação da vida útil de ativos no SEB; Desenvolvimento de software: implementação de um portal anónimo para compartilhamento de dados correlacionados à vida útil de ativos pelas concessionárias de energia elétrica; Análise de dados e validação de modelos: divulgação do portal, coleta de dados e análise da vida útil dos ativos no SEB a partir da amostragem realizada; Proposições: análise de resultados e elaboração de propostas de melhorias na regulamentação setorial com foco na modicidade tarifária, na confiabilidade do sistema elétrico e na sustentabilidade das empresas de energia elétrica..

Descrição técnica sucinta: Este projeto visa riar base da dados única utilizada por diversos agentes; avaliar quebras de preços estruturais trazidas pela pandemia do COVID-19; criar ferramenta com capacidade de reagir a fatores exógenos, evoluções tecnológicas e novos requisitos ambientais, além disso, busca determinar melhor momento para renovação de ativos; buscar modicidade tarifária; elaborar estudos comparando vida útil técnica e vida útil regulatória.

Investimento realizado/a realizar: R$ 371.076,34

Entidades envolvidas: Proponente: ISA Energia Brasil. Empresas do grupo TAESA participantes: TAESA, São João Transmissora. Interveniente: Instituto ABRATE de Energia. Executores: Alvarez & Marsal, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL. (Projeto Cooperado).

*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: