Em termos gerais, qualquer alteração causada pelo Homem no ambiente gera, em última análise, algum tipo de degradação ambiental. Outros autores definem como modificações impostas pela sociedade aos ecossistemas naturais, alterando (degradando) as suas características físicas, químicas e biológicas, comprometendo, assim, a qualidade de vida dos seres humanos.”
• Recuperação – o conceito de recuperação está associado à idéia de que o local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais.
• A serrapilheira compreende, principalmente, o material de origem vegetal (folhas, flores, galhos, cascas, frutos e sementes) e, em menor proporção, o de origem animal (restos animais e material fecal) depositado na superfície do solo de uma floresta. Uma das vantagens da utilização da serrapilheira é que se aproveita o banco de germoplasma da área adjacente contendo material genético de espécies e microorganismos já adaptados aquela região.
•Uso de Almofadas com Serrapilheira, solo e coquetel de sementes de Mineirão (stylozantes mineirão – variedade Campo Grande).
•Este trabalho foi executado na torre 002 LT SDRDE antiga torre 084 A. Na construção foi necessária a abertura de uma praça de manobra para estacionamento do guindaste utilizado em grande parte da montagem. O material edáfico (solo) resultante da movimentação de maquinas, equipamentos e pessoal formou um aterro (off set) com alta declividade que necessitou primeiramente de intervenção física para reafeiçoamento e suavização do terreno e preparo do local para a colocação das almofadas como medida de contenção, evitando a instalação de processos erosivos, e dando maior estabilidade a revegetação.
• As medidas biológicas aplicadas foram adubação, instalação das almofadas contendo serrapilheira e plantio de sementes de Mineirão a lanço.