O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição e produção de produtos, serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Este conceito, baseia-se na ideia de que o planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas últimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens.Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas).Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. É importante questionar-se sobre o consumo pessoal sempre, como pode ser reduzido e melhorado em qualidade.
Mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores. O termo “sociedade de consumo” foi cunhado para denominar a sociedade global baseada no valor do “ter”. No entanto, o que observamos agora são os valores de sustentabilidade e justiça social fazendo parte da consciência coletiva, no mundo e também no Brasil. Este novo olhar sobre o que deve ser buscado por cada um promove a mudança de comportamento, o abandono de práticas nocivas de alto consumo e desperdício e adoção de práticas conscientes de consumo. Consumo consciente, consumo verde, consumo responsável são nuances do Consumo Sustentável, cada um focando uma dimensão do consumo. O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar no dia a dia: basta estar atento à forma como consumimos – diminuindo o desperdício de água e energia, por exemplo – e às nossas escolhas de compra – privilegiando produtos e empresas responsáveis. A partir do consumo consciente, a sociedade envia um recado ao setor produtivo de que quer que lhe sejam ofertados produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os impactos negativos no acumulado do consumo de todos os cidadãos. É nessa vertente que a TAESA exerce suas atividades prezando, portanto, pelo consumo sustentável em todas as etapas dos processos.
A seguir, podemos destacar algumas boas práticas, através de indicadores, que são monitoradas pela TAESA visando a melhoria contínua e observando a máxima do triple botton line (econômico-social-ambiental):
Resíduos Sólidos:
- Quantidade anual (em toneladas) de resíduos sólidos gerados (lixo, dejetos, entulho, etc.) = 3,3;
- Consumo de Energia por fonte ( kWh):
- Hidrelétrica: 705.415,63
- Combustíveis fósseis (Litros): 250.896,30
- Consumo Total de Energia (em KWh): 1. 618. 493
- Consumo total de combustíveis fósseis pela frota de veículos da empresa por KM rodado: 0,1293780
- Diesel: 0,841809609
- Gasolina: 0,582122752
- Consumo total de água por fonte (m³): 2191,88
- Abastecimento (rede pública): 1711,336
- Fonte subterrânea (poço): 448623
- Captação superficial (cursos d’água):0