Projeto 0058: Nova Metodologia para Aferição do Desempenho de Linhas de Transmissão frente a Descargas Atmosféricas, baseada na medição da Impedância Impulsiva de Pé de Torre e sua Aplicação a uma Linha Real

Código ANEEL: PD-04835-0058/2018
Parecer do regulador: Em Execução
Título: Nova Metodologia para Aferição do Desempenho de Linhas de Transmissão frente a Descargas Atmosféricas, baseada na medição da Impedância Impulsiva de Pé de Torre e sua Aplicação a uma Linha Real
Prazo de execução: 33 meses
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Nova metodologia da medição da resposta da torre frente a descargas, por meio de sua impedância impulsiva de pé-de-torre frente à corrente de primeira descarga, que não requer longos comprimentos de cabos de medição e sequer a desconexão dos cabos de blindagem.
Descrição técnica sucinta: Funcionalidade inicialmente testada por meio de sua aplicação para aferição da resposta das torres e da LT frente a descargas, tendo como referência uma linha real. A sua eficiência será avaliada por meio da aferição do impacto das ações corretivas na LT indicadas a partir de sua aplicação no desempenho real da linha monitorado por mais de um período de tempestades.
Investimento realizado/a realizar: R$ 1.400.000,00
Entidades envolvidas: Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia S.A. (AETE), Brasnorte Transmissora de energia S.A. (“BRASNORTE”), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)
*O valor de investimento referente à BRASNORTE limita-se a R$ 298.800,00

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: