Projeto 0053: Teleproteção em IEC-61850

Código ANEEL: PD-07130-0053/2018
Parecer do regulador: Aguardando  parecer
Título: Teleproteção em IEC-61850
Prazo de execução: 60 meses
Objetivo: Desenvolver uma solução de comunicação de alto desempenho entre subestações baseadas na Norma IEC-61850, provendo redução no tempo de recuperação da rede de comunicação em caso de falha, baixa latência e segurança a partir de um controlador SDN de baixo custo.
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Um controlador SDN e um gerador de pacotes conforme a Norma IEC-61850, além de publicação de artigos científicos em revista com qualificação Qualis Capes A1.
Descrição técnica sucinta: Será desenvolvido um controlador de baixo custo para reduzir tempos de recuperação de falha quando comparado aos métodos existentes como o RSTP, o PRP e o HSR, que não atendem aos requisitos temporais impostos ou tem implementação cara. O controlador SDN permitirá uma comunicação de alto desempenho entre subestações para teleproteção. Os protótipos serão testados em laboratório e posteriormente serão realizados testes reais em um Sistema Especial de Proteção indicado pela empresa.
Investimento realizado/a realizar: R$ 4.392.895,86
Entidades envolvidas: Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (“TAESA”), Universidade Federal Fluminense e Fundação Euclides da Cunha
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: