Projeto 0051: Sistema Suporte e Espaçador – Dispositivo de suporte e amortecimento mecânico para cabos condutores em linhas de transmissão sujeitas à sobrecarga de operação.
Código ANEEL: PD-07130-0051/2020
Parecer do regulador: Aguardando Parecer
Título: Sistema Suporte e Espaçador – Dispositivo de suporte e amortecimento mecânico para cabos condutores em Linhas de Transmissão (“LTs”) sujeitas à sobrecarga de operação.
Prazo de execução: 19 meses
Objetivo: Desenvolver solução para repotencialização de LT’s, postergando a necessidade de construção de linhas paralelas ou a construção de novas linhas, isso inclui: o desenvolvimento da especificação detalhada, desenhos vetoriais detalhados e modelagens computacionais físicas (dilatação, frequência de vibração etc.), ambientais (temperatura, vento etc.), mecânicas (limiar de rompimento, forças, cargas, pontos de desgaste etc.), elétricas e eletromagnéticas de i)espaçadores modulares aplicáveis a diversas configurações de cabos condutores para linha de transmissão ou sistema de ancoragem para espaçadores existentes; ii) cabo isolante de alta capacidade mecânica, ancorado entre as torres de L Ts, de modo a permitir que, na ocorrência de eventual sobreaquecimento, a flecha de cabos condutores seja mantida ; iii) elementos de fixação de cada parte; e iv) torres de transmissão que estes componentes estarão ancorados.
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Desenvolvimento de modelagens computacionais e especificação de espaçadores modulares e aplicáveis a diversas configurações de cabos condutores ou sistema de ancoragem para espaçadores existentes, sustentado por um cabo isolante de alta capacidade mecânica (possivelmente fibra de carbono) ancorado entre as torres de LTs. Deve-se considerar na modelagem, todas as interações físicas, novas e existentes, por exemplo, alteração da frequência de vibração do cabo; necessidade de mudança no sistema de suspenção/atenuação da vibração; ancoragem das torres etc. Modelagem e simulação computacional para determinação da distância ideal entre dispositivos ao longo de um vão de uma linha de transmissão; Modelagem e simulação computacional do comportamento dinâmico de cabos e dispositivos frente ao ambiente instalado (vento, vibração, carregamento mecânico, temperatura etc); e demais simulações necessárias que comprovem a viabilidade da instalação do equipamento.
Descrição técnica sucinta: Especificação de espaçadores modulares aplicáveis a diversas configurações de cabos condutores e sistema de ancoragem para espaçadores existentes sustentado por um cabo isolante de alta capacidade mecânica e ancorado entre as torres de LTs.
Investimento realizado/a realizar: R$ 1.540.204,40
Entidades envolvidas: TAESA, INSTITUTO DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO – LACTEC
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto.