Projeto 0046: Desenvolvimento de metodologias multicritérios para criar escala de hierarquização de transformadores e reatores, para monitoramento on-line, suportadas por software experimental.

Código ANEEL: PD-05012-0046/2017; PD-07130-0046/2017
Parecer do regulador: Aguardando Parecer.
Título: Desenvolvimento de metodologias multicritérios para criar escala de hierarquização de transformadores e reatores, para monitoramento on-line, suportadas por software experimental
Prazo de execução: 28 meses
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Software experimental, com funcionalidades que permitirão obter de forma automática os índices de estado dos transformadores e reatores e a escala de hierarquização desse conjunto de equipamentos à medida em que os usuários forneçam ao software os dados atualizados dos ativos.
Descrição técnica sucinta: Foram utilizadas técnicas de Redes Neurais e Logica Fuzzy para inferir um diagnóstico ao ensaio de gás-cromatografia dos ativos. Foram utilizados algoritmos de análise lógica de limiar, para atribuição de uma nota que representa o estado do parâmetro e em seguida, técnicas matemáticas de Exponenciação e de Logaritmação para cálculo de uma nota que representa o estado do subsistema e uma nota que representa o estado do equipamento. Foi quantificado também o impacto de cada ativo. Com isso, gerou-se uma Matriz de Risco dinâmica onde foi posicionada toda a frota de equipamentos abarcada pelas metodologias e definiu-se um nível de risco para cada equipamento. Por fim, foi utilizado novamente algoritmos de análises lógicas para hierarquizar os equipamentos e recomendar sensores e sistemas de monitoramento on-line baseados na avaliação dos parâmetros dos ativos em estado mais crítico.
Investimento realizado/a realizar: R$3.485.614,64
Entidades envolvidas: TAESA, Radice Tecnologia Eireli e Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FUNDEB/PUC)
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto e também pela contrapartida de R$ 131.909,95 feita pela Radice.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: