Projeto 0042 – Aplicativo computacional inteligente de aquisição e tratamento automático de imagens para monitoramento de manobras de chaves seccionadoras, inspeção e diagnóstico de falhas em equipamentos de subestações de energia elétrica.

Código ANEEL: PD-02609-0042/2016; PD-07130-0042/2016
Parecer do regulador: Aguardando Parecer.
Título: Aplicativo computacional inteligente de aquisição e tratamento automático de imagens para monitoramento de manobras de chaves seccionadoras, inspeção e diagnóstico de falhas em equipamentos de subestações de energia elétrica.
Prazo de execução: 42 meses
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Algoritmo computacional de aquisição e tratamento de imagens para monitoramento de manobras de chaves seccionadoras, inspeção e diagnóstico de falhas em equipamentos.
Descrição técnica sucinta: A partir da captura sistemática de imagens térmicas dos equipamentos, algoritmos produzem diagnósticos da situação do equipamento com assertividade devido à possibilidade de se analisar o histórico das imagens e capturar divergências do comportamento térmico padrão de cada equipamento. Esse sistema é composto de três servidores distintos: um servidor de gerenciamento, um servidor de banco de dados e um servidor de imagens. O servidor de gerenciamento é responsável por agendamentos e configuração dos algoritmos e consultas aos resultados das inspeções, o servidor de banco de dados utiliza sistema PostgreSQL com extensão PostGis que contempla recursos avançados de georreferenciamento dos ativos e o servidor de imagens é responsável por posicionar as câmeras, ajustar seus ângulos de visada, captar as imagens e realizar a análise gravando-as no banco de dados.
Investimento realizado/a realizar: R$ 5.153.469,93
Entidades envolvidas: TAESA; Axxiom Soluções Tecnológicas S.A. e Ivision Sistemas de Imagem e Visão S.A.
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto, associado ao aporte AXXIOM/IVISION.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: