Projeto 0033: Desenvolvimento de Tecnologia de Cabos Supercondutores de Alta Temperatura para Sistemas Elétricos de Potência – SUPERCABO

Código ANEEL: PD-4950-0712/2011
Parecer do regulador: Aguardando Parecer
Título: Desenvolvimento de Tecnologia de Cabos Supercondutores de Alta Temperatura para Sistemas Elétricos de Potência – SUPERCABO
Prazo de execução: 60 meses
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Cabo Supercondutor trifásico de alta temperatura crítica de 69 kV de tensão nominal e 36MVA , do tipo tri-axial com dielétrico frio, de 5 metros de comprimento e usando fitas supercondutoras de 2G, terminações de conexão c/ rede convencional c/ criostatos de condução e sistema de refrigeração.
Descrição técnica sucinta: Este projeto destina-se a dar início a nacionalização da construção, teste e instalação para uso monitorado em tempo real de um Cabo Supercondutor de 10 metros com tecnologia de Fitas supercondutoras de segunda geração (fitas 2G), além de fornecer um estudo detalhado e completo de seus materiais constituintes que permita sua otimização para fins de transporte de alto fluxo de potência. Não temos conhecimento, após ampla pesquisa em bancos de dados no Ministério de Ciência e Tecnologia e da ANEEL, bem como em Bancos de Patentes, de outro projeto deste escopo no Brasil. A CEMIG será detentora, em território nacional, de informações completas pertinentes a esta tecnologia de transporte de altos fluxos de potência, atingíveis empregando materiais supercondutores, e promotora da nacionalização desta tecnologia. Em especial, este projeto terá como elemento diferencial o uso de fitas 2G (que permite transporte de correntes elétricas, na temperatura do nitrogênio líquido, maiores que as fitas 1G) e otimização do dielétrico entre fases (responsável pela capacidade de suportar altas tensões elétricas). O cabo será testado em campo, instalado para operação controlada em rede de distribuição monitorada.
Investimento realizado/a realizar: R$1.297.586,46
Entidades envolvidas: TAESA; CEMIG D; CEMIG GT; CTEEP; FAPUR (UFRRJ)
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: