Projeto 0023: Desenvolvimento de um simulador de operação em tempo real do sistema elétrico para capacitação, aperfeiçoamento e treinamento das equipes de operação

Código ANEEL: PD-2607-0004/2010
Parecer do regulador: Aguardando Parecer
Título: Desenvolvimento de um simulador de operação em tempo real do sistema elétrico para capacitação, aperfeiçoamento e treinamento das equipes de operação
Prazo de execução: 39 meses
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Simulador para treinamento dos operadores com capacidade de modelagem dinâmica de diversos componentes, permitindo a representação de fenômenos eletromecânicos muito comuns na operação de sistemas de transmissão.
Descrição técnica sucinta: Esta ferramenta inclui detalhes das manobras de subestações, linhas de transmissão e seus respectivos equipamentos, incluindo também controle e proteção presentes no sistema modelado, como geradores, linhas de transmissão e reatores. Para isto, foram utilizadas técnicas de simulação que proporcionem experiências virtuais muito próximas à realidade da operação de sistemas de transmissão.Assim, este simulador inclui os modelos essenciais ao entendimento da operação das linhas de transmissão, oferecendo recursos valiosos para melhoria de desempenho das equipes e consequentemente da operação como um todo. A ferramenta de simulação consiste do núcleo do programa ORGANON, que exibe alto desempenho (rapidez de simulação) com uma função de supervisão do sistema elétrico, verificando principalmente a segurança do sistema. A interface gráfica consiste essencialmente de interface gráfica compatível com a disponível na sala de controle, objetivando ser uma ferramenta mais fidedigna possível.
Investimento realizado/a realizar: R$1.768.719,80
Entidades envolvidas: TAESA; JORDÃO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA, HPPA CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EM ENGENHARIA LTDA
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: