Há diversos sistemas e documentos voltados para cumprimento, acompanhamento e monitoramento das ações de segurança do trabalho, como a Matriz de Perigos e Riscos, o Plano de Trabalho Seguro (PTS), a Análise Preliminar de Risco (APR), e o aplicativo Check List de itens de segurança (consultar Glossário). Embora cada ferramenta cumpra seu papel, elas operam de forma isolada, o que gera pode gerar lacunas na comunicação, duplicidade de informações e dificuldade de rastreabilidade. Essa fragmentação pode ser melhorada com foco na eficiência dos processos e a tomada de decisão em tempo real.
A ausência de uma plataforma centralizada dificulta a visualização integrada dos indicadores e todas as ferramentas de apoio ao devido funcionamento do gerenciamento de riscos operacionais. Além disso, os dados gerados por essas ferramentas podem ser mais bem utilizados e aproveitados de forma mais estratégica, gerando novos insights para melhoria contínua da segurança.
O desafio é desenvolver uma solução digital que integre todos esses sistemas em uma única plataforma, com acesso em campo, automação de processos, inteligência analítica e interface amigável. Essa integração deve permitir uma gestão mais eficiente, segura e inteligente das atividades operacionais, promovendo uma cultura de segurança baseada em dados.
A TAESA já implementou iniciativas voltadas à segurança, como o aplicativo de Check List, que permite a verificação estruturada de itens de segurança em instalações, atividades, máquinas e equipamentos.
A APR é preenchida digitalmente. No entanto, o processo ainda exige a inserção manual do documento em outra plataforma digital utilizada para o controle das atividades de manutenção, o que compromete a eficiência e a integração dos dados.
O PTS também passou por uma digitalização parcial, mas, assim como a APR, também necessita da inserção manual na plataforma.
Apesar desses progressos, as soluções atuais funcionam de forma isolada, sem uma plataforma centralizada que conecte os dados e processos de maneira inteligente.
A solução necessita ser agnóstica e permitir a integração entre as diversas iniciativas de segurança com o ERP e o sistema de gestão da manutenção da companhia
Utilização tanto por colaboradores próprios quanto por Terceiros, com níveis de permissão
Acesso em tempo real aos dados de segurança cadastrados, garantindo agilidade na tomada de decisão
Uso de Inteligência Artificial para suporte a dúvidas relacionadas a requisitos legais e normativos
Agentes de IA para auxiliar na estruturação de documentos necessários à execução das atividades em campo
Automação de alertas e notificações preventivas, com níveis de criticidade e direcionamento personalizado a partir dos dados cadastrados
Funcionamento offline, permitindo que cadastros realizados sem conexão sejam sincronizados posteriormente
Formulários com suporte à inserção de arquivos (PDF, PNG, JPEG, DOC, Excel, etc.), campos de texto e listas personalizadas
Base de dados histórica, com rastreabilidade completa de todos os cadastros e ações de segurança realizadas
Dashboards gerenciais, com todos os indicadores de segurança, possibilitando o acompanhamento e a análise estratégica
Acesse o formulário completo do Desafio e descubra como participar dessa jornada de inovação com a TAESA.
A TAESA possui aproximadamente 1000 colaboradores e 5000 terceirizados;
São realizadas, em média, 1.300 observações por ano no Aplicativo de Observação de Segurança.
São realizados em média 1.000 registros por mês no aplicativo de check list de segurança, realizados por mais de 300 usuários, incluindo colaboradores TAESA e Contratados, em 163 instalações pelo país;
São realizadas, aproximadamente, 5.000 APRs e PTS, cada, na TAESA por ano;
A Matriz de Perigos e Riscos contém mais de 4.000 registros, além de classificar os 52 perigos e riscos mapeados conforme sua criticidade;
Matriz de Perigos e Riscos: Documento técnico que detalha os riscos inerentes a cada etapa de todas as atividades, identificando os riscos e medidas de controle assim como a classificação desses riscos puros e pós medidas de controle.
Análise Preliminar de Riscos (APR): Elaborado em aplicativo Android, em conjunto pela área operacional e área de segurança do trabalho, que descreve as etapas da atividade que será executada, os riscos associados e as medidas adotadas em convergência com a planilha de perigos e riscos. A APR é verificada in loco, prévia ao início da atividade com objetivo de garantir que nenhum risco novo ou algum tipo de interferência possa ter modificado as condições e exposições do local.
Plano de Trabalho Seguro (PTS): Documento que formaliza de forma detalhada todo o planejamento de execução e efetivo envolvido na tarefa.
Aplicativo de CheckList de Segurança: Aplicativo utilizado para relato de acidentes, incidentes e quase acidentes, além de inspeções durante visitas a instalações e áreas de trabalho.
Acompanhe as datas e etapas do Desafio
Etapa Atual: Inscrição
Envio das propostas via formulário online.
11/09/2025 a 27/10/2025
Análise técnica das propostas recebidas.
28/10/2025 a 18/11/2025
Apresentação das soluções para a banca.
24/11/2025 a 08/12/2025
Reuniões técnicas, envio da proposta final ajustada e Assinatura do contrato para início do projeto.
06/01/2026 a 08/04/2026
Lançamento do Desafio: 11/09/2025
Divulgação dos convocados para o Pitch Day: 23/11/2025
Avaliação dos pitches: 09/12/2025 a 19/12/2025
Divulgação dos convocados para a Imersão: 05/01/2026