Desafio

Como integrar de forma inteligente as ferramentas de gestão de segurança do trabalho em uma única plataforma digital, capaz de automatizar processos, gerar insights estratégicos e apoiar decisões em tempo real?

Desafio

Como integrar de forma inteligente as ferramentas de gestão de segurança do trabalho em uma única plataforma digital, capaz de automatizar processos, gerar insights estratégicos e apoiar decisões em tempo real?

PROBLEMA A RESOLVER

Há diversos sistemas e documentos voltados para cumprimento, acompanhamento e monitoramento das ações de segurança do trabalho, como a Matriz de Perigos e Riscos, o Plano de Trabalho Seguro (PTS), a Análise Preliminar de Risco (APR), e o aplicativo Check List de itens de segurança (consultar Glossário). Embora cada ferramenta cumpra seu papel, elas operam de forma isolada, o que gera pode gerar lacunas na comunicação, duplicidade de informações e dificuldade de rastreabilidade. Essa fragmentação pode ser melhorada com foco na eficiência dos processos e a tomada de decisão em tempo real.
A ausência de uma plataforma centralizada dificulta a visualização integrada dos indicadores e todas as ferramentas de apoio ao devido funcionamento do gerenciamento de riscos operacionais. Além disso, os dados gerados por essas ferramentas podem ser mais bem utilizados e aproveitados de forma mais estratégica, gerando novos insights para melhoria contínua da segurança.
O desafio é desenvolver uma solução digital que integre todos esses sistemas em uma única plataforma, com acesso em campo, automação de processos, inteligência analítica e interface amigável. Essa integração deve permitir uma gestão mais eficiente, segura e inteligente das atividades operacionais, promovendo uma cultura de segurança baseada em dados.

SOLUÇÃO(S) JÁ TESTADA(S)

A TAESA já implementou iniciativas voltadas à segurança, como o aplicativo de Check List, que permite a verificação estruturada de itens de segurança em instalações, atividades, máquinas e equipamentos.
A APR é preenchida digitalmente. No entanto, o processo ainda exige a inserção manual do documento em outra plataforma digital utilizada para o controle das atividades de manutenção, o que compromete a eficiência e a integração dos dados.
O PTS também passou por uma digitalização parcial, mas, assim como a APR, também necessita da inserção manual na plataforma.
Apesar desses progressos, as soluções atuais funcionam de forma isolada, sem uma plataforma centralizada que conecte os dados e processos de maneira inteligente.

RESULTADOS ESPERADOS

  • A solução necessita ser agnóstica e permitir a integração entre as diversas iniciativas de segurança com o ERP e o sistema de gestão da manutenção da companhia
  • Utilização tanto por colaboradores próprios quanto por Terceiros, com níveis de permissão
  • Acesso em tempo real aos dados de segurança cadastrados, garantindo agilidade na tomada de decisão
  • Uso de Inteligência Artificial para suporte a dúvidas relacionadas a requisitos legais e normativos
  • Agentes de IA para auxiliar na estruturação de documentos necessários à execução das atividades em campo
  • Automação de alertas e notificações preventivas, com níveis de criticidade e direcionamento personalizado a partir dos dados cadastrados
  • Funcionamento offline, permitindo que cadastros realizados sem conexão sejam sincronizados posteriormente
  • Formulários com suporte à inserção de arquivos (PDF, PNG, JPEG, DOC, Excel, etc.), campos de texto e listas personalizadas
  • Base de dados histórica, com rastreabilidade completa de todos os cadastros e ações de segurança realizadas
  • Dashboards gerenciais, com todos os indicadores de segurança, possibilitando o acompanhamento e a análise estratégica.

A solução necessita ser agnóstica e permitir a integração entre as diversas iniciativas de segurança com o ERP e o sistema de gestão da manutenção da companhia

Utilização tanto por colaboradores próprios quanto por Terceiros, com níveis de permissão

Acesso em tempo real aos dados de segurança cadastrados, garantindo agilidade na tomada de decisão

Uso de Inteligência Artificial para suporte a dúvidas relacionadas a requisitos legais e normativos

Agentes de IA para auxiliar na estruturação de documentos necessários à execução das atividades em campo

Automação de alertas e notificações preventivas, com níveis de criticidade e direcionamento personalizado a partir dos dados cadastrados

Funcionamento offline, permitindo que cadastros realizados sem conexão sejam sincronizados posteriormente

Formulários com suporte à inserção de arquivos (PDF, PNG, JPEG, DOC, Excel, etc.), campos de texto e listas personalizadas

Base de dados histórica, com rastreabilidade completa de todos os cadastros e ações de segurança realizadas

Dashboards gerenciais, com todos os indicadores de segurança, possibilitando o acompanhamento e a análise estratégica

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Dados de Suporte

  • A TAESA possui aproximadamente 1000 colaboradores e 5000 terceirizados;
  • A Matriz de Perigos e Riscos contém mais de 4.000 registros, além de classificar os 52 perigos e riscos mapeados conforme sua criticidade;
  • São realizadas, aproximadamente, 5.000 APRs e PTS, cada, na TAESA por ano;
  • São realizados em média 1.000 registros por mês no aplicativo de check list de segurança, realizados por mais de 300 usuários, incluindo colaboradores TAESA e Contratados, em 163 instalações pelo país;
  • São realizadas, em média, 1.300 observações por ano no Aplicativo de Observação de Segurança.

A TAESA possui aproximadamente 1000 colaboradores e 5000 terceirizados;

São realizadas, em média, 1.300 observações por ano no Aplicativo de Observação de Segurança.

São realizados em média 1.000 registros por mês no aplicativo de check list de segurança, realizados por mais de 300 usuários, incluindo colaboradores TAESA e Contratados, em 163 instalações pelo país;

São realizadas, aproximadamente, 5.000 APRs e PTS, cada, na TAESA por ano;

A Matriz de Perigos e Riscos contém mais de 4.000 registros, além de classificar os 52 perigos e riscos mapeados conforme sua criticidade;

Glossário

  • Matriz de Perigos e Riscos: Documento técnico que detalha os riscos inerentes a cada etapa de todas as atividades, identificando os riscos e medidas de controle assim como a classificação desses riscos puros e pós medidas de controle.
  • Plano de Trabalho Seguro (PTS): Documento que formaliza de forma detalhada todo o planejamento de execução e efetivo envolvido na tarefa.
  • Análise Preliminar de Riscos (APR): Elaborado em aplicativo Android, em conjunto pela área operacional e área de segurança do trabalho, que descreve as etapas da atividade que será executada, os riscos associados e as medidas adotadas em convergência com a planilha de perigos e riscos. A APR é verificada in loco, prévia ao início da atividade com objetivo de garantir que nenhum risco novo ou algum tipo de interferência possa ter modificado as condições e exposições do local.
  • Aplicativo de CheckList de Segurança: Aplicativo utilizado para relato de acidentes, incidentes e quase acidentes, além de inspeções durante visitas a instalações e áreas de trabalho.

Matriz de Perigos e Riscos: Documento técnico que detalha os riscos inerentes a cada etapa de todas as atividades, identificando os riscos e medidas de controle assim como a classificação desses riscos puros e pós medidas de controle.

Análise Preliminar de Riscos (APR): Elaborado em aplicativo Android, em conjunto pela área operacional e área de segurança do trabalho, que descreve as etapas da atividade que será executada, os riscos associados e as medidas adotadas em convergência com a planilha de perigos e riscos. A APR é verificada in loco, prévia ao início da atividade com objetivo de garantir que nenhum risco novo ou algum tipo de interferência possa ter modificado as condições e exposições do local.

Plano de Trabalho Seguro (PTS): Documento que formaliza de forma detalhada todo o planejamento de execução e efetivo envolvido na tarefa.

Aplicativo de CheckList de Segurança: Aplicativo utilizado para relato de acidentes, incidentes e quase acidentes, além de inspeções durante visitas a instalações e áreas de trabalho.

Acompanhe as datas e etapas do Desafio

Progresso

12,5‬%

Etapa Atual: Inscrição

Inscrição

Envio das propostas via formulário online.

11/09/2025 a 27/10/2025

Seleção

Análise técnica das propostas recebidas.

28/10/2025 a 18/11/2025

Pitch Day

Apresentação das soluções para a banca.

24/11/2025 a 08/12/2025

Imersão, Refinamento e Contrato

Reuniões técnicas, envio da proposta final ajustada e Assinatura do contrato para início do projeto.

06/01/2026 a 08/04/2026

Outras Datas:

  • Lançamento do Desafio: 11/09/2025
  • Divulgação dos convocados para o Pitch Day: 23/11/2025
  • Avaliação dos pitches: 09/12/2025 a 19/12/2025
  • Divulgação dos convocados para a Imersão: 05/01/2026

Lançamento do Desafio: 11/09/2025

Divulgação dos convocados para o Pitch Day: 23/11/2025

Avaliação dos pitches: 09/12/2025 a 19/12/2025

Divulgação dos convocados para a Imersão: 05/01/2026

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: