Durante eventos emergenciais, como queda de estrutura ou falha em linha, o diagnóstico inicial depende do deslocamento de equipes a locais de difícil acesso, o que consome tempo e pode colocar pessoas em risco. Estes eventos podem ocorrer a noite. É necessário obter dados críticos com rapidez e precisão, de forma autônoma e transmitir para o COS de forma eficiente.
Solução com drone autônomo para sobrevoo emergencial em áreas afetadas
Captação e transmissão em tempo real de imagens térmicas, visuais e/ou LIDAR
Geração automática de diagnóstico com distância entre estruturas afetadas, condições do terreno, riscos aparentes e rotas de acesso
Transmitir os dados para o COS de forma eficiente
Possibilidade de operação noturna ou em baixa visibilidade
A solução deve ser agnóstica, podendo ser embarcada em drones de mercado, de preferência em modelos de baixo custo
Esse desafio já está acontecendo ou finalizou, mas temos outros desafios em aberto!
As áreas afetadas podem variar entre 2 e 10km².
As estruturas monitoradas possuem altura de 15 a 60 metros.
O potencial de aplicação da solução abrange mais de 100 bases operacionais da TAESA distribuídas pelo território nacional.
As operações podem ocorrer em ambientes com visibilidade reduzida (<50m) e ventos de até 40km/h.
Segundo a ONU, foram registrados dez eventos climáticos extremos no Brasil em 2024, sendo três classificados como sem precedentes e com impacto direto na rede de transmissão brasileira.
Acompanhe as datas e etapas do Desafio
Etapa Atual: Seleção
Envio das propostas via formulário online.
06/08/2025 a 10/09/2025
Análise técnica das propostas recebidas.
11/09/2025 a 07/10/2025
Apresentação das soluções para a banca.
15/10/2025 a 29/10/2025
Reuniões técnicas, envio da proposta final ajustada e Assinatura do contrato para início do projeto.
11/11/2025 a 06/02/2026
Lançamento do Desafio: 06/08/2025
Divulgação dos convocados para o Pitch Day: 08/10/2025
Avaliação dos pitches: 30/10/2025 a 09/11/2025
Divulgação dos convocados para a Imersão: 10/11/2025