Empresas de energia enfrentam elevada carga operacional para atender às exigências da ANEEL quanto à conciliação do Razão Obras e à elaboração dos relatórios de avaliação patrimonial e tarifária. Algumas informações estão disponíveis no ERP corporativo, algumas precisam ser criadas e para tal ajustes em sistemas e processos na Companhia precisam ser avaliados, revisitados e ajustados para que se tenha um automatismo na geração de relatórios regulatórios. Adicionalmente há a necessidade de que as evidências exigidas pela ANEEL — como documentos comprobatórios, notas fiscais, contratos, imagens e justificativas — estejam organizadas e disponíveis em ambiente seguro e relacionados com a razão de obra (atualmente tais documentos estão dispersos em sistemas não integrados ou em arquivos físicos, exigindo coleta manual e organização individualizada por projeto). Isso compromete a eficiência, a rastreabilidade e a conformidade regulatória, especialmente no atendimento à SDI nº 1/2023 – BRR/SFF .
Extração manual de dados do SAP e planilhas auxiliares.
Organização de evidências em pastas por item da SDI.
Validação manual por equipe multidisciplinar (contabilidade, engenharia, suprimentos, etc.).
Utilização limitada de macros em Excel para formatação de tabelas.
Redução de até 80% no tempo de preparação dos relatórios de avaliação e conciliação
ETL regulatório e conciliação inteligente: conectores para SAP (módulos de projetos, imobilizado, contabilidade e suprimentos) e para repositórios externos; unificação dos dados de AIS/ROS/ROA; mecanismo DE-PARA automático entre SubODI/ODI (incluindo tabela de mapeamento entre AIS e ROS) e reconciliação por UC/UAR
Coleta de evidências: captura, leitura e classificação automática de documentos (contratos e aditivos, notas fiscais, medições, ordens de serviço, relatórios de avaliação, inventários com fotos, diagramas unifilares, memória de cálculo de MOP, SPED), com vínculo por projeto/obra (SubODI/ODI), UC/UAR e período incremental/blindado
Gerador de arquivos SDI: exportação automática das tabelas AIS, ROS, ROA, ODD etc. em CSV delimitado por “|”, com cabeçalho, tipagem correta, codificação e regras de preenchimento (nulidade, datas, inteiros, duplos, booleanos) e validação sintática/semântica embarcada
Métricas-alvo:
≥ 95% de acurácia no matching automático ROA ↔ evidências;
Gerar o pacote completo (tabelas + dossiês) a partir do corte contábil em minutos;
90–100% de preenchimento automático dos campos mandatórios das tabelas SDI (com relatórios de exceção);
≥ 90% de “primeira submissão sem apontamentos formais” (first-pass yield regulatório);
Rastreabilidade 100% (cada valor do AIS/ROS/ROA com link para evidência ou justificativa).
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Escopo regulatório: entrega padronizada das tabelas AIS (Tabela 1), ROS (Tabela 2), ROA (Tabelas 3a–3e), ODD/Razão de Desativação (Tabela 4), base blindada e demais itens correlatos, com conciliação entre contabilidade e visão regulatória.
Características de arquivos: CSV delimitado por “|”, com cabeçalho fiel aos campos, codificação, regras para tipos (inteiro, duplo com vírgula decimal, datas “aaaa/mm/dd” ou “aaaa/mm/dd hh:mm:ss”, booleanos 0/1), campos vazios, sem caracteres proibidos e com CR/LF ao final de cada linha.
Dossiê e evidências: exigência de manter dossiê por projeto com evidências dos dados apresentados (ex.: contratos, MOP, ODD, inventários com fotos, diagramas unifilares, lista de UC, etc.).
SPED: necessidade de fornecer arquivos ECD/ECF/EFD ICMS IPI/EFD Contribuições (TXT) referentes ao período do laudo, para conciliações e cruzamentos.
Outros itens da SDI: diagramas unifilares compatíveis com SIGET/SGPMR; extração do sistema georreferenciado de engenharia (lista de UC por contrato, SE e linhas); nota explicativa da capitalização de MOP; inventário físico com fotos; critério de rateio CA/Com.
Entrega e protocolo: organização das respostas por pastas numeradas por item da SDI e submissão via protocolo, com indicação de confidencialidade.
Acompanhe as datas e etapas do Desafio
Etapa Atual: Inscrição
Envio das propostas via formulário online.
11/09/2025 a 27/10/2025
Análise técnica das propostas recebidas.
28/10/2025 a 18/11/2025
Apresentação das soluções para a banca.
24/11/2025 a 08/12/2025
Reuniões técnicas, envio da proposta final ajustada e Assinatura do contrato para início do projeto.
06/01/2026 a 08/04/2026
Lançamento do Desafio: 11/09/2025
Divulgação dos convocados para o Pitch Day: 23/11/2025
Avaliação dos pitches: 09/12/2025 a 19/12/2025
Divulgação dos convocados para a Imersão: 05/01/2026