Com objetivo de proporcionar transparência e publicidade aos projetos realizados e, colher subsídios para elaboração de novos projetos, o Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, denominado  Procedimentos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – PROP&D aprovado pela Resolução Normativa 754, de 13 de dezembro de 2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”), recomenda que as concessionárias de serviço público do setor elétrico publiquem no próprio sítio, no mês de março de cada ano, o saldo das contas dos projetos regulados e informações sobre os projetos concluídos pelas empresas e reconhecidos pela ANEEL, bem como aqueles em execução.

Em atendimento ao supracitado, a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (“TAESA”), sociedade anônima com sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ, apresenta neste documento os saldos das contas reguladas das concessionárias controladas. Para informações referentes aos projetos concluídos, em execução ou reconhecidos pela ANEEL acesse a aba “Projetos”.

As tabelas a seguir apresentam os saldos das contas de projetos regulados de cada concessionária, correspondentes apenas aos montantes destinados à execução de projetos regulados, até 28 de fevereiro de 2022, com as devidas correções pela SELIC. Vale ressaltar que os valores apresentados já possuem recursos comprometidos pelos projetos em andamento neste e nos anos seguintes.

Destaca-se que foram observadas todas as recomendações e determinações contidas no PROP&D.

 

CONTRIBUIÇÕES PARA NOVOS PROJETOS DE P,D&I

Interessados em submeter propostas de projetos de P,D&I, poderão fazê-las através do e-mail: pdi@taesa.com.br. As propostas deverão conter, basicamente, os seguintes dados:

1) Título do Projeto;

2) Entidade(s) Executora(s); 
a) Descrição da(s) Entidade(s) Executora(s)
b) Expertise da(s) entidade(s) executora(s)

3) Descrição do Projeto

a) Objetivos e metas do Projeto
b) Necessidades do setor elétrico atendidas pelo projeto
c) Fases da cadeia de inovação
d) Tema/Subtema prioritário (Temas para investimentos em P&D conforme site ANEEL);
e) Justificativa e Motivação
f) Busca de anterioridade detalhada
g) Bibliografia utilizada para elaboração da proposta
h) Relevância
i) Originalidade e aplicabilidade
j) Estudo de Viabilidade Econômica do Projeto (“EVE”) e Razoabilidade de Custos
k) Pesquisas correlatas
l) Metodologia de Trabalho
m) Descrição dos resultados técnicos esperados

n) Especificação do Produto Final do Projeto (Algoritmos; protótipos; equipamentos ou materiais novos ou aperfeiçoados – Cabeça de série, Lote pioneiro; Metodologia, técnica ou processos; softwares e sistemas computacionais; conceitos ou teorias; Outros)
o) Descrição dos resultados acadêmicos esperados (Dissertações de Mestrado; Teses de doutorado; Artigos, Livros e Publicações; Outros)
p) Descrição do Produto Final Esperado.
q) Prazo de Execução (em meses)
r) Benefícios
i) para TAESA
ii) para Instituição de Ensino/Pesquisa ou Empresa
iii) para Indústria
iv) para Setor Elétrico
v) para Sociedade

4) Orçamento

5) Informações adicionais (a critério do proponente).

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: