Buscando avanços na área de telecomunicações, a Taesa investe em soluções inovadoras para comunicação entre subestações. Para tal, foi estudado o uso de redes definidas por SDN (Software-Defined Networks), que demonstraram capacidade de melhorar os processos de teleproteção, oferecendo aprimoramento do desempenho adequado aos sistemas elétricos.

Desenvolvido por meio do programa de P&D, o projeto 0053, que se encontra em fase de testes, se baseia na norma IEC 61850, que define valores de referência para atuação correta das funções de teleproteção da rede. O estudo apresenta grande relevância para o desempenho de sistemas elétricos, visto que, como definido pela norma, depende dos sistemas de telecomunicações para sua correta operação.

Para a TAESA, o desenvolvimento de um controlador SDN de baixo custo permitirá uma grande flexibilidade na configuração dos equipamentos de comunicação, reduzindo o tempo de recuperação de falhas. A rede controlada por este equipamento poderá manter os tempos de transmissão conforme os requisitos estabelecidos pela norma e recuperar-se rapidamente de falhas, evitando que a atuação indevida dos equipamentos elétricos ocorra por atraso na comunicação.

Imagem: Arquitetura simplificada – Possibilita o envio de mensagens GOOSE (Generic Object Oriented Substation Event) entre diferentes subestações

 

​Monitorar e gerenciar a rede é função indispensável, e a tecnologia SDN será aplicada para atender a esta necessidade operacional e gerencial, ampliando o controle e permitindo aumentar a capacidade de tráfego de dados entre as subestações.

Iniciado em 2018, o projeto começará a implementação e avaliação da solução, por meio de um estudo de caso em ambiente real. Além dos registros de softwares e patentes, esse projeto também realizará publicações em congressos e revistas científicas qualificadas pela CAPES, bem como o desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Ao final, serão desenvolvidos protótipos de um controlador SDN e um gerador de pacotes, ambos em conformidade a norma IEC-61850 e espera-se entregar uma solução de comunicação de alto desempenho entre subestações, provendo melhor qualidade de serviço e segurança.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: