No dia 1.º de setembro, energizamos, com seis meses de antecedência o novo empreendimento Janaúba, o maior projeto greenfield já entregue pela TAESA. E agora compartilhamos com vocês a emoção desse momento. A concretização do empenho de todo o nosso time, que carrega consigo os nossos valores e a missão de transmitir energia elétrica com excelência, de forma contínua e eficiente, garantindo rentabilidade e sustentabilidade. Isso é TAESA!
Localizado entre os estados de Minas Gerais e Bahia, o empreendimento tem 542km de extensão, compreendendo as linhas de transmissão 500kV Bom Jesus da Lapa II – Janaúba 3 (304km de Circuito Simples), 500kV Janaúba 3 – Pirapora 2 (238km de Circuito Simples) e três subestações de 500kV (Bom Jesus da Lapa II, Janaúba 3 e Pirapora 2).
Janaúba aumenta a capacidade de transmissão da interligação Nordeste-Sudeste, atendendo à necessidade de dimensionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN) de forma a escoar, sem restrições elétricas, a energia produzida nas novas usinas da região Nordeste e permitir futuras expansões do sistema.
Com isso, alinhado ao nosso compromisso com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Janaúba contribui para o escoamento de energia renovável no SIN e, consequentemente, para uma matriz energética global mais limpa, com impacto positivo e permanente no crescimento e desenvolvimento econômico e social do País.