Foi concluído hoje (27) o empreendimento Interligação Elétrica Paraguaçu, a partir da obtenção do Termo de Liberação Definitivo de suas instalações pelo Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS). Com isso, as transmissoras de energia elétrica TAESA e ISA CTEEP acabam de iniciar a operação da concessão, localizada entre os estados da Bahia e Minas Gerais e formada pela linha de transmissão 500 kV Poções III – Padre Paraíso 2, com 338 quilômetros de extensão. O investimento realizado foi de mais de R$ 680 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de cerca de R$ 143 milhões (ciclo tarifário 2022/2023).

Arrematado no Lote 03 do leilão de transmissão realizado em 2016, o empreendimento se conecta à linha de transmissão da Interligação Elétrica Aimorés, energizada em maio pelo mesmo consórcio, e terá importante participação na distribuição da energia renovável gerada no Nordeste, de fontes solar e eólica, para o Sudeste, região de maior consumo de carga. Juntos, os projetos totalizam 546 quilômetros de extensão.

“A energização das duas linhas, LT Aimorés e LT Paraguaçu, traz robustez ao Sistema Interligado Nacional (SIN), equalizando carga e demanda, com o transporte da energia renovável abundante gerada no Nordeste. É mais um projeto que vai ao encontro da estratégia de negócios da Companhia, que tem a missão de conectar o Brasil com energia segura e confiável”, comenta Luís Alves, Diretor de Implantação da TAESA.

IMPRESSÃO DE BOLETOS
INFORME O CÓDIGO DA ONS: