Receber uma ligação da diretoria no fim do dia numa sexta-feira não parece ser um bom presságio. Especialmente quando se é a principal liderança de tecnologia de uma das maiores empresas de transmissão de energia do país. Os resultados desse papo foram inesperados e tem toda relação com inovação, conta o CIO da Taesa, Alessandro Fernandes.
O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo para acompanhar a saúde dos funcionários em meio à pandemia do novo coronavírus. Meses depois, o case seria premiado em As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Utilities (veja a lista completa de vencedores) e figura na 23º colocação no ranking geral do prêmio.
Inovação aberta e agilidade
A ideia que norteou o projeto foi de monitoramento proativo. “Com isso, você evitaria o contágio e poderia apoiar de forma mais efetiva os colaboradores”, explica Alessandro Fernandes, da Taesa.
Em entrevista ao IT Forum 365, o CIO relembra que um dos principais desafios foi entregar o projeto com o timing adequado. Caso contrário, seria praticamente impossível monitorar o contágio. Em questão de um fim de semana, o time já tinha uma proposta de protótipo que foi colocada em produção.
Para isso, foi essencial trabalhar com entregas rápidas. O executivo ressalta o fato de que a Taesa incentiva o desenvolvimento de novas ideias. “Às vezes, esses insights surgem e a gente tem que estar preparado para conseguir atender com agilidade essas ideias porque trazem diferenciais para a companhia, para saúde dos colaboradores e continuidade do negócio”, explica o executivo premiado em As 100+ Inovadoras no Uso de TI.
Ou seja, nas palavras do próprio Fernandes: “a tecnologia tem que ser protagonista, andar lado a lado com o negócio, agregando valor e trazendo diferencial para a empresa”.
Banco de ideias
Outra preocupação do time era minimizar os efeitos da pandemia na companhia — uma atividade essencial — em pelo menos 30%. Assim, o aplicativo Taesa Saúde tinha como foco monitorar, ao menos, 80% do time da Taesa e 50% dos familiares (métrica que também incluía pessoas que moravam na mesma residência, mesmo sem parentesco).
A solução também previa o controle de acesso dos funcionários ao escritório da Taesa e acompanhamento das equipes em tempo real. Metas estabelecidas e cumpridas. O objetivo foi alcançado com folga em alguns quesitos, segundo o líder de tecnologia e inovação da Taesa. O monitoramento chegou ao 98% dos funcionários e 76% dos familiares.
O executivo divide os méritos com o time de desenvolvimento e lembra do papel do comitê de inovação da empresa. Multidisciplinar, o grupo fica responsável por tornar realidade cada nova ideia promissora. A iniciativa do app veio, “por um acaso” de cima, mas Fernandes aponta que a área está aberta para todo tipo de indicações.
Todas as semanas, o grupo é responsável por avaliar um banco de ideias que surgem de todos os cantos: colaboradores, terceirizados, parceiros, dentre outros. As sugestões que trazem maior valor agregado ou eficiência operacional são priorizadas no budget, conta o CIO da Taesa.